A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).
A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.
O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.
Acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes quanto à escrita em diversos aspectos, dentre eles: diversidade de vocabulário, linguagem adequada à situação comunicativa, domínio da norma culta, critérios de originalidade e criatividade.
O SOE – Serviço de Orientação Educacional – tem por objetivo sistematizar ações de acompanhamento e estímulo aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, bem como aos alunos que apresentam alguma necessidade especial. Para tanto, faz-se necessário compreender a aprendizagem de maneira ampla, sistêmica e, sobretudo, como ferramenta para desenvolvimento de potencial humano. Compreendendo a multicausalidade das dificuldades apresentadas por nossos alunos - físicas, neurológicas, cognitivas, emocionais, relacionais, comportamentais, motivacionais – bem como a inter-relação que há entre esses fatores e o seu contexto, desenvolveremos ações que visam dar suporte e informação aos alunos, professores e seus familiares, sempre com o foco na potencialidade, e não na dificuldade.