Sexta-feira
31 de Outubro de 2014
Histórico •  Doutrina •  Filosofia •  Direção •  Equipe •  Calendário escolar •  Nosso espaço •  Localização
Aguardando estrutura de links
Em construção
Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Pré-Universitário
»Ensino Fundamental I» Atividades e Projetos

Atividades e Projetos

FILOSOFIA

A Filosofia tem como objetivo a reflexão, possibilitando ao aluno a compreensão de si mesmo e de tudo que o cerca, valendo-se da autonomia da razão para criar e recriar conscientemente o mundo em que vivemos. Possibilita um espaço democrático de diálogo, de troca de experiências e de investigação filosófica sobre a diversidade que marca a existência humana. A filosofia tem suas implicações nas mais diversas áreas de atuação do homem em sociedade.

CIRANDA DA LITERATURA

Por meio desse projeto, a Escola proporciona ao aluno a possibilidade de ressignificar o mundo a partir da literatura infantil, infanto-juvenil e alguns clássicos, vivenciando aventuras por meio da imaginação, reflexões sobre o cotidiano e estimulando a descoberta do prazer da leitura.

SARAU INFANTIL (1º ano do Ensino Fundamental)

Através desse projeto, despertamos na criança o interesse pela leitura. O poema como um gênero e estética textual que se caracteriza por uma estrutura formal e específica, consegue atrair as crianças com seus recursos estilísticos como as rimas, onomatopéias, dentre outros. Nesse sentido, torna-se um instrumento de aprendizagem riquíssimo no processo de construção da escrita. A culminância desse projeto acontece com apresentações de recitais pelas crianças.

MUSICALIZAÇÃO

A musicalização auxilia no processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência e movimento corporal.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

PSICOMOTRICIDADE (1º ano do Ensino Fundamental)

A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Através desse projeto a Escola disponibiliza para os meninos aulas de karatê e para as meninas aulas de ballet, que acontecem no mesmo turno, no qual o(a) aluno(a) estuda.
XADREZ (4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
O jogo de xadrez apresenta uma luta de idéias, uma batalha intelectual entre dois adversários. Tem caráter lúdico e formativo, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente. O objetivo desse projeto é estimular o aluno ao uso das inteligências lógico-matemática e espacial, bem como desenvolver habilidades e competências que o auxiliem na aprendizagem da matemática e nas aplicações dos conceitos e técnicas dessa ciência em sua vida prática, pessoal e social.

INFORMÁTICA EDUCATIVA APLICADA A LINGUA PORTUGUESA

O projeto de “Informática Educativa” perpassa pela realização de atividades que envolvem os gêneros digitais, a utilização de softwares educativos e também a produção de materiais didáticos produzidos pelos professores da escola.
Através desse projeto envolvemos alunos e professores na utilização dos recursos de informática como forma de fomentar o ensino/aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, o projeto apresenta duas vertentes: uma para os professores e outra para os alunos. No que se refere aos docentes, pretendemos levá-los a compreender que as aulas de Informática Educativa não se constituem apenas em mais uma disciplina na escola, mas uma disciplina que pode ter um papel preponderante no ensino da Língua Portuguesa. Já no que se refere aos discentes, esperamos que as aulas de Informática não sejam apenas um passatempo, mas momentos de ricas aprendizagens.

OFICINA DE LEITURA E ESCRITA (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)

Ao longo das oficinas exploramos diversos gêneros textuais como: fábulas, cordéis, histórias em quadrinhos, cartas, poemas, jornais, anúncios, músicas, e-mails, listas de compras etc. Objetivamos com este projeto estimular o prazer pela leitura e escrita e despertar nas crianças o interesse pelas diferentes formas de leitura e produção de gêneros textuais atribuindo significado aos textos utilizados e produzidos.

CONSTRUINDO LEITURAS

Estimular o gosto pela leitura e proporcionar aos nossos alunos a produção de textos é uma forma de apresentá-los a um mundo de encantos, sonhos, magia e realidade.
Nesse livro, encontram-se os mais diversos tipos de gêneros textuais produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, onde todas as produções possuem uma fidelidade de sentimentos e expressões dos próprios autores. Angustia, humor, esperança, amor e gratidão são alguns dos sentimentos expressados por cada aluno-escritor, seres sensíveis, críticos e formadores de opinião.

RECONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental)

A elaboração do saber está relacionada ao uso de estratégias de ensino e deve obedecer à dinâmica de aprendizagem individual. Desse modo, a complexidade da aprendizagem resulta da aplicação de metodologias, da abordagem do ensino e da receptividade do aluno, ao qual se destina a educação. Por isso, o Colégio Maria Ester realiza o Projeto de Reconstrução da Aprendizagem ao final de cada bimestre, visando melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem nos bimestre anteriores.

SEMECE - SEMANA MARIA ESTER DE CULTURA E EDUCAÇÃO (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental)

Promover a integração entre alunos, famílias, professores, funcionários em geral que constituem a comunidade escolar por meio de atividades culturais, esportivas, educacionais que favorecem o espírito saudável de competição e, acima de tudo, de aprendizagem. A SEMECE propõe aos alunos atividades que desenvolvem inúmeras competências e habilidades.

FESTIVAL DE ARTE E CULTURA

“A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos”.
Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança, música e teatro. Trata-se de um grande evento que explora toda a potencialidade artística e cultural dos nossos alunos e professores.

DISCUTINDO EDUCAÇÃO COM A FAMÍLIA

O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.

PROJETO DE ARTES

Promover a interação dos alunos com as Artes através de várias formas de expressão, objetivando desenvolver o pensamento artístico, ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação das crianças e dos jovens.

AULAS DE CAMPO

Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.

PROJETO PAZ NA ESCOLA (3º e 4º anos do Ensino Fundamental)

O Projeto Paz na Escola promove encontros com os alunos, estimulando os comportamentos sociais de diálogo, ajuda ao próximo, compreensão, obediência e cooperação. Nosso objetivo é intervir nesse momento em que observamos na sociedade, o aumento de comportamentos individualistas que levam ao aparecimento de conflitos, agressões, violência física e verbal, e demais manifestações que afastam nossos jovens de atitudes que representem um bom comportamento social.

PROJETO FALA JOVEM (5º ano do Ensino Fundamental)

Tem como objetivo oferecer aos alunos, através de um meio moderno como a internet, um espaço para informações, troca de idéias, conversas, esclarecimentos de dúvidas sobre diversos assuntos de interesse geral.
Este projeto ocorre através da internet, de mensagens enviadas por e-mails, e constante contato com os alunos. Também oferece acesso aos familiares para orientação e contato com o setor de Psicologia.

ENTREVISTAS DE SONDAGEM

Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.

PROJETO ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO (1º ano do Ensino Fundamental)

Este projeto é desenvolvido nos 3 (três) primeiros dias de aula da Educação Infantil e 1º ano. Consiste em receber os alunos e integrá-los no ambiente escolar, adaptando-os à nova rotina que irão vivenciar. Os pais são convidados a participar de debates e palestras de orientação sobre a estrutura educacional do Colégio Maria Ester, esclarecimentos sobre o desenvolvimento infantil e sobre dúvidas referentes a esta fase de seus filhos.

ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS

A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).

ORIENTAÇÃO DE PAIS E FAMILIARES

A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.

ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES

O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.
 

© Copyright COLÉGIO MARIA ESTER I - Todos os direitos reservados.