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20 de Abril de 2024
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Atividades e Projetos 2015

ACADEMIA MARIA ESTER DE LEITURA E ESCRITA

O avanço da tecnologia e as facilidades que o mundo moderno oferece têm contribuído de forma significativa para o distanciamento dos jovens pelo gosto da leitura. Por esses motivos tomamos algumas providências com o intuito de incentivar o prazer pela leitura e escrita. O projeto Academia Maria Ester de Leitura e Escrita faz uma ampla abordagem em cima de textos literários e também oficinas de leitura dos mais variados gêneros textuais, buscando dinamizar a Literatura e produção textual em sala de aula. Trabalhar com textos literários é promover uma aprendizagem que favoreça a construção de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, mas que também a questiona e a transforma.

FILOSOFIA

A Filosofia tem como objetivo a reflexão, possibilitando ao aluno a compreensão de si mesmo e de tudo que o cerca, valendo-se da autonomia da razão para criar e recriar conscientemente o mundo em que vivemos. Possibilita um espaço democrático de diálogo, de troca de experiências e de investigação filosófica sobre a diversidade que marca a existência humana. A filosofia tem suas implicações nas mais diversas áreas de atuação do homem em sociedade.

CONSTRUINDO LEITURAS

Estimular o gosto pela leitura e proporcionar aos nossos alunos a produção de textos é uma forma de apresentá-los a um mundo de encantos, sonhos, magia e realidade.
Nesse livro, encontram-se os mais diversos tipos de gêneros textuais produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, onde todas as produções possuem uma fidelidade de sentimentos e expressões dos próprios autores. Angustia, humor, esperança, amor e gratidão são alguns dos sentimentos expressados por cada aluno-escritor, seres sensíveis, críticos e formadores de opinião.

LITERARTES

Possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer, identificar, trabalhar, produzir e apresentar de maneira artística os gêneros textuais propostos pelo professor em sala de aula

EMEF - ENCONTRO MARIA ESTER DE FILOSOFIA (a partir do 6º ano do Ensino Fundamental)

Visa o aprofundamento de temas ligados à pesquisa filosófica, que em nosso colégio ocorre desde o Ensino fundamental até o Médio. Sempre com a perspectiva da sala de aula como comunidade de investigação. È o principal evento das ciências humanas, contudo envolve as demais disciplinas de forma multidisciplinar estendendo-se a toda escola. Seu público-alvo inclui alunos, pais e professores.

RECONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

A elaboração do saber está relacionada ao uso de estratégias de ensino e deve obedecer à dinâmica de aprendizagem individual. Desse modo a complexidade da aprendizagem resulta da aplicação de metodologias, da abordagem do ensino e da receptividade do aluno, ao qual se destina a educação. Por isso, o Colégio Maria Ester realiza o Projeto de Reconstrução da Aprendizagem ao final de cada bimestre, visando melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem nos bimestre anteriores.

SEMECE - SEMANA MARIA ESTER DE CULTURA E EDUCAÇÃO

Promover a integração entre alunos, famílias, professores, funcionários em geral que constituem a comunidade escolar por meio de atividades culturais, esportivas, educacionais que favorecem o espírito saudável de competição e, acima de tudo, de aprendizagem.

FESTIVAL DE ARTE E CULTURA

“A criança que explora a arte tem uma aprendizagem ilimitada e se apropria da dimensão dos sonhos”.
Maior expressão da valorização das artes em nossa Escola, o Festival é a culminância dos projetos de artes vivenciados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Engloba também os grupos de dança e de músicas.

DISCUTINDO EDUCAÇÃO COM A FAMÍLIA

O objetivo desse Projeto é possibilitar uma maior aproximação da família com a escola a fim de refletir e propor novas perspectivas para a educação dos seus filhos.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Com base no lema grego :“Mens sana in corpore sano”, o bem estar físico se estende ao cognitivo e assim surge a Olimpíada de Matemática.
Essa atividade desperta o interesse dos alunos pelo estudo da matemática, incentiva os professores ao uso de novas abordagens no ensino dessa disciplina e detecta novos talentos com aptidão para o cálculo.

OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS

Avaliar o nível de conhecimento dos alunos por meio de uma prova abrangente e contextualizada (texto, literatura, gramática e redação), despertando nos alunos o interesse pela leitura e escrita e detectando novos talentos nessa área do conhecimento.

AULAS DE CAMPO

Visam um aprofundamento do conhecimento teórico a partir da vivência concreta, sob a orientação do professor, sendo compreendido como um momento privilegiado de estudo e desenvolvimento da autonomia do educando.

ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS

A Psicologia Escolar proporciona acompanhamento aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou de comportamento no ambiente da escola. Este acompanhamento se dá por meio de orientações, individuais ou em grupos, e não exclui a possibilidade de atendimento psicoterapêutico (que é indicado para ser realizado fora da escola, quando necessário).

ORIENTAÇÃO DE PAIS E FAMILIARES

A orientação de pais e familiares é um serviço complementar ao acompanhamento dos alunos, uma vez que cada aluno depende da educação familiar para sua formação como ser humano.

ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES

O setor de Psicologia Escolar propõe a orientação de professores para colaborar com a construção de uma relação saudável entre professor e aluno, avaliando o aluno em sala de aula, e acrescentando recursos para os professores.

ENTREVISTAS DE SONDAGEM

Estas entrevistas acontecem no período anterior à matrícula, com o objetivo de conhecer melhor o aluno e sua família, saber quais são seus objetivos educacionais e seu histórico escolar anterior. É um trabalho preventivo, que possibilita ao Colégio preparar-se para melhor atender às necessidades de seus clientes.

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes quanto à escrita em diversos aspectos, dentre eles: diversidade de vocabulário, linguagem adequada à situação comunicativa, domínio da norma culta, critérios de originalidade e criatividade.

CIÊNCIAS HUMANAS EM DEBATE

Tem como objetivo oportunizar aos alunos um confronto com temas centrais do universo das ciências humanas a partir dos pressupostos históricos, filosóficos e geográficos, para melhor desenvolver a criticidade e o debate técnico.

PROJETO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

A orientação vocacional é oferecida aos alunos do 2ª ano porque consideramos que, neste momento de suas vidas, ocorre o início de uma passagem de um ciclo educativo a outro, com a possibilidade e necessidade de tomar decisões.
Tem por objetivo auxiliar os jovens a refletir sobre a situação que enfrentam e, compreendendo-a, chegarem, se possível, a uma decisão pessoal responsável.
De acordo com o objetivo do Colégio Maria Ester de educar para a vida, a orientação vocacional não se limitará a auxiliar os alunos em suas escolhas acadêmicas, mas na elaboração de um projeto de vida, visualizando um futuro onde eles possam realizar seus projetos pessoais, qualquer que seja a atividade profissional escolhida ou exercida.
A orientação profissional é um momento que ocorre com os alunos do 3º ano, objetivando a escolha acadêmica ou o projeto de vida que cada um fará diante de seu futuro.
 

PROMEC

Tendo em vista que o âmbito da educação formal escolar constitui espaço essencial na socialização, sedimentação e desenvolvimento de crianças e adolescentes, acreditamos ser de extrema relevância a construção de ações capazes de auxiliar na educação para valores e exercício da consciência e prática cidadã O exercício da cidadania não se limita a uma palavra, uma ideia, um discurso, nem está fora da vida da pessoa. Ela começa na relação do sujeito consigo mesmo para, a partir daí, expandir-se até o outro, ampliando-se para o contexto social no qual esse sujeito está inserido. É uma nova forma de ver, ordenar e construir o mundo, tendo como princípios básicos os direitos humanos, a responsabilidade pessoal e o compromisso social na realização do destino coletivo. O estimulo à cidadania no ambiente escolar se constrói pelo reconhecimento e respeito das diferenças individuais, pelo combate aos preconceitos, às discriminações (econômica, política, sexual, cultural, etc.) pela participação em processos grupais, pela ampliação da consciência em relação aos direitos e deveres e pela confiança no potencial de transformação de cada um. Objetivando efetivar ações concretas que promovam o exercício da cidadania pelos nossos educandos é que pensamos no Projeto Maria Ester de Cidadania (PROMEC) por meio da qual os alunos poderão aprender e partilhar conhecimentos sobre direitos e deveres (e temas transversais) com seus amigos, familiares e comunidade, estimulando assim o compromisso, responsabilidade e participação social

Projeto Paulo Freire de Convivência

Como diria Rubem Alves - pedagogo, filósofo e poeta - a educação é um caminho e um percurso. Os caminhos existem para ser percorridos. E para ser reconhecidos interiormente por quem os percorre. Assim, quando olhamos para fora podemos ver um caminho. No entanto, apenas o olhar para dentro reconhece o percurso, apropriando-se dos seus sentidos. Facilitar o processo educacional de crianças e adolescentes tendo a percepção aguçada das sutilezas dessa trajetória não é tarefa simples, ainda mais considerando o mundo contemporâneo onde competitividade, consumo, individualidade e violência parecem ter cada vez mais destaque. Contudo, é a consciência da relevância e responsabilidade de conduzir um processo educacional que nos motiva a idealizar tal projeto. Afinal, a lapidação dos olhares (o de dentro e o de fora) é um processo constante que só possui começo, jamais fim. Dessa maneira, promover de forma inteligente e solidária percursos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal diferenciados requer capacitação, consciência e cuidado mútuo constantes. Objetiva-se assim capacitar, apoiar e promover diálogo e integração do corpo docente escolar para que a proposta e missão educacional possa se desenvolver a contento.

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